segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pronomes

Pessoal dos 6º anos,

O conteúdo abaixo faz referência apenas a um tipo de pronome. Amanhã colocarei mais sobre o assunto e também alguns exercícios.

Um grande abraço.

Eliana.


PRONOMES

Pronomes são palavras que exercem função nominal, seja para substituir um substantivo, seja para acompanhá-lo (determinando o seu significado). Quando ocupa o espaço normalmente destinado para substantivos (substituindo-o), o faz indicando a pessoa (se é 1º, 2º ou 3º pessoa), o número (se é singular ou plural) e o gênero (masculino ou feminino) da pessoa do discurso. Quando apenas acompanha o substantivo, o pronome modifica, de alguma forma, a relação da pessoa do discurso com o substantivo que acompanha.


Função

A função do pronome pode ser de substantivo ou adjetivo. Quando o pronome substitui um substantivo na frase, denomina-o depronome substantivo. Quando o pronome acompanha um substantivo, determinando o seu significado, denomina-o depronome adjetivo.

  • Pronome substantivo: Ela não entende nada de dinheiro → o pronome pessoal reto da 3° pessoa Ela, nessa frase, poderia ser qualquer pessoa, como por exemplo: Maria não entende nada de dinheiro. Nesse caso, não seria um pronome, mas sim um substantivo próprio (Maria), a exercer a função de núcleo do sujeito.
  • Pronome adjetivo: Entregue seu destino nas mãos de Deus → o pronome possessivo masculino da 3° pessoa seuacompanha o substantivo destino, determinando-o, pois não é o meu destino, ou o destino de qualquer outra pessoa, é o seudestino. Nesse caso, o pronome se assemelha a um adjetivo, concordando em número e gênero com o substantivo que acompanha.


Pronomes pessoais

Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso.
Exemplo: Eu fui ao cinema de táxi. (eu = 1ª pessoa do discurso)

Subdivisão dos pronomes pessoais:

- do caso reto: função, na frase, como sujeito.
Nós fomos ao clube. (nós = sujeito)

- do caso oblíquo: função de complemento na frase.
Desculpem-me. (me = objeto)

Os pronomes oblíquos subdividem-se em:
- oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.

Basta-me o tua gratidão.

- oblíquos tônicos: sempre precedidos de preposição:
Preposição: a, de, em, por etc.
Pronome: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas.

Basta a mim a tua gratidão.

Pronomes Pessoais:

NúmeroPessoaPronomes RetosPronomes Oblíquos
SingularPrimeiraEuMe, mim, comigo
SegundaTuTe, ti, contigo
TerceiraEle/elaSe, si, consigo, o, a, lhe
Plural Primeira NósNos, conosco
SegundaVósVos, convosco
Terceira Eles/elasSe, si, consigo, os, as, lhes

Um comentário: