terça-feira, 19 de outubro de 2010

Regência verbal

Turma, aproveitem para fazer os exercícios que seguem abaixo.
O gabarito é para ajudá-los no estudo.
Um grande abraço!

1. Assinale a única alternativa que está de acordo com as normas de regência da língua culta.

a) avisei-o de que não desejava substituí-Io na presidência, pois apesar de ter sempre servido à instituição, jamais aspirei a tal cargo;
b) avisei-lhe de que não desejava substituí-lo na presidência, pois apesar de ter sempre servido a instituição, jamais aspirei a tal cargo;
c) avisei-o de que não desejava substituir- lhe na presidência, pois apesar de ter sempre servido à instituição, jamais aspirei tal cargo;
d) avisei-lhe de que não desejava substituir-lhe na presidência, pois apesar de ter sempre servido à instituição, jamais aspirei a tal cargo;
e) avisei-o de que não desejava substituí-lo na presidência, pois apesar de ter sempre servido a instituição, jamais aspirei tal cargo.


2. Assinale a opção em que o verbo chamar é empregado com o mesmo sentido que
apresenta em ________ “No dia em que o chamaram de Ubirajara, Quaresma ficou reservado, taciturno e mudo”:

a) pelos seus feitos, chamaram-lhe o salvador da pátria;
b) bateram à porta, chamando Rodrigo;
c) naquele momento difícil, chamou por Deus e pelo Diabo;
d) o chefe chamou-os para um diálogo franco;
e) mandou chamar o médico com urgência.


3. Assinale a opção em que o verbo assistir é empregado com o mesmo sentido que apresenta em “não direi que assisti às alvoradas do romantismo”.

a) não assiste a você o direito de me julgar;
b) é dever do médico assistir a todos os enfermos;
c) em sua administração, sempre foi assistido por bons conselheiros;
d) não se pode assistir indiferente a um ato de injustiça;
e) o padre lhe assistiu nos derradeiros momentos.


4. Em todas as alternativas, o verbo grifado foi empregado com regência certa, EXCETO em:

a) a vista de José Dias lembrou-me o que ele me dissera.
b) estou deserto e noite, e aspiro sociedade e luz.
c) custa-me dizer isto, mas antes peque por excesso;
d) redobrou de intensidade, como se obedecesse a voz do mágico;
e) quando ela morresse, eu lhe perdoaria os defeitos.


5. O verbo chamar está com a regência INCORRETA em:

a) chamo-o de burguês, pois você legitima a submissão das mulheres;
b) como ninguém assumia, chamei-lhes de discriminadores;
c) de repente, houve um nervosismo geral e chamaram-nas de feministas;
d) apesar de a hora ter chegado, o chefe não chamou às feministas a sua seção;
e) as mulheres foram para o local do movimento, que elas chamaram de maternidade.


6. Assinale o exemplo, em que está bem empregada a construção com o verbo preferir:

a) preferia ir ao cinema do que ficar vendo televisão;
b) preferia sair a ficar em casa;
c) preferia antes sair a ficar em casa;
d) preferia mais sair do que ficar em casa;
e) antes preferia sair do que ficar em casa.


7. Assinale a opção em que o verbo lembrar está empregado de maneira inaceitável em relação à norma culta da língua:

a) pediu-me que o lembrasse a meus familiares;
b) é preciso lembrá-lo o compromisso que assumiu conosco;
c) lembrou-se mais tarde que havia deixado as chaves em casa;
d) não me lembrava de ter marcado médico para hoje;
e) na hora das promoções, lembre-se de mim.


8. O verbo sublinhado foi empregado corretamente, EXCETO em:

a) aspiro à carreira militar desde criança;
b) dado o sinal, procedemos à leitura do texto.
c) a atitude tomada implicou descontentamento;
d) prefiro estudar Português a estudar Matemática;
e) àquela hora, custei a encontrar um táxi disponível.


9. Em qual das opções abaixo” o uso da preposição acarreta mudança total no sentido do verbo?

a) usei todos os ritmos da metrificação portuguesa. /usei de todos os ritmos da metrificação portuguesa
b) cuidado, não bebas esta água./ cuidado, não bebas desta água;
c) enraivecido, pegou a vara e bateu no animal./ enraivecido, pegou da vara e bateu no animal;
d) precisou a quantia que gastaria nas férias./ precisou da quantia que gastaria nas férias;
e) a enfermeira tratou a ferida com cuidado. / a enfermeira tratou da ferida com cuidado.


10. Assinale o mau emprego o vocábulo “onde”:

a) todas as ocasiões onde nos vimos às voltas com problemas no trabalho, o superintendente nos ajudou;
b) por toda parte, onde quer que fôssemos, encontrávamos colegas;
c) não sei bem onde foi publicado o edital;
d) onde encontraremos quem nos forneça as informações de que necessitamos;
e) os processos onde podemos encontrar dados para o relatório estão arquivados

11. Uma das opções apresenta erro quanto a regência verbal. Assinale-a:

a) na sala do superintendente aspirava sempre fumaça de um legítimo havana.
b) chegando na repartição, encontrou as portas cerradas;
c) todos obedeceram às determinações superiores;
d) informei-o de que no dia 15 não haverá expediente;
e) o gerente visou todas as folhas do ofício

12. Assinale a frase em que há erro de regência verbal:

a) a notícia carece de fundamento;
b) o chefe procedeu ao levantamento das necessidades da seção;
c) os médicos assistiram o simpósio e acharam-no muito interessante;
d) é necessário que todos obedeçam às diretrizes estabelecidas;
e) daqui posso ver-lhe o passo oblíquo e trôpego.






1. A 2. A 3. D 4. B 5. D 6. B 7. B
8. E 9. D 10. 11. B 12. C


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

1. Sujeito Composto

1.1 Sujeito Anteposto


1.1.1 Regra Geral:

Com elementos coordenados, todos de 3ª pessoa = verbo plural.

Exemplo:

Telefone, passagem e luzcustarãomais caro.
Elementos coordenados de 3ª pessoaVerbo no plural



1.1.2 Formado de palavras sinônimas

Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

Exemplo:

Descaso e desprezomarcou / marcaramsua administração.
Palavras sinônimasVerbo no singular ou plural




1.1.3 Formado de palavras em gradação ou enumeração

Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

Exemplo:

Um mês, um ano, uma décadade ditadura nãocalou / calaramo povo.
Palavras em gradação ou enumeração Verbo concordando com o núcleo
mais próximo ou no plural



1.1.4 Formado por pessoas gramaticais diferentes.
  • { eu + tu + ele } verbo na 1ª p. p.
  • { eu + tu } verbo na 1ª p. p.
  • { eu + ele } verbo na 1ª p. p.
  • { tu + ele } verbo na 2ª ou 3ª p. p.
Exemplos:

Eu, tu e elevoltaremos logoTu e elevoltareis/voltarão logo
Sujeito composto de
pessoas diferentes, com
a presença da 1ª p.
verbo na 1ª p.p.Sujeito composto de
pessoas diferentes sem
a presença da 1ª p.
verbo na 2ª ou 3ª p.p.



1.1.5 Seguido de "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum", "cada um"

Aposto Resumidor = verbo no singular.

Exemplo:

Desvios, fraudes, roubos, tudoacontecianaquele país.
Núcleo resumido por "tudo"verbo no singular.



1.2 Sujeito proposto


1.2.1 Regra geral

Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

Exemplo:

Apertaram-lhea gargantaa apreensão e o pânico.
Verbo no plural Sujeito composto proposto


Apertou-lhea gargantaa apreensão e o pânico.
Verbo no singular concordando
com o núcleo mais próximo
Sujeito composto proposto



1.2.2 Quando a ação for reflexiva = verbo no plural.

Exemplo:

Deram-seas mãosvirtude e formosura. (Bocage)
Verbo no plural
ação reflexiva
Sujeito composto proposto




2. Sujeitos Ligados por


2.1 "Com"

a) Com (= e), atribuindo-se a ação verbal a todos os seus elementos = verbo plural;

Exemplo:

O diretor com os coordenadores do curso elaboraram as ementas.


b) Com (= em companhia de), realçando-se, mediante o verbo, a ação do antecedente = verbo concorda com o antecedente;

O segmento introduzido por "com" fica, em geral, entre vírgulas.

Exemplo:

O diretor, com todos os professores, resolveu alterar as ementas.



2.2 "Nem" = verbo no plural (concordância usual)

Exemplo:

Nem Ana nem Paula são bem-vindas.



2.3 "Ou"

a) quando a ação verbal se referir a todos os elementos do sujeto = verbo no plural.

Exemplo:

Laranja ou mamão fazem bem à saúde.


b) numa retificação = verbo concorda com o último elemento.

Exemplo:

O ladrão ou os ladrões não deixaram vestígio.


c) quando a ação verbal se aplicar a um dos elementos, com exclusão dos demais = verbo no singular.

Exemplo:

João ou Antônio chegará em primeiro lugar.


d) quando os elementos forem sinônimos = verbo no singular.

Exemplo:

A Lingüística ou a Glotologia é uma ciência recente.



2.4 "Não só ..... mas também"; "Tanto ...... quanto"; "Não só ..... como"

= verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

Exemplo:

Tanto João como Antônio participarm / participou do evento.



2.5 "Como"; "assim como"; "bem como"

= verbo no plural; o segmento introduzido por "como" fica, em geral, entre vírgulas.

Exemplo:

A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele um profissional competente.




3. Sujeito representado por



3.1 "Um e Outro"


= verbo no singular ou plural; se houver reciprocidade, o verbo vai no plural.

Exemplos:

Um e outro já veio / vieram.
Um e outro deram-se as mãos. (reciprocidade)



3.2 "Um ou outro"

= verbo no singular.

Exemplo:

Um ou outro assumirá o cargo de gerente.



3.3 "Nem um, nem outro"

= verbo no singular.

Exemplo:

Nem um, nem outro respondeu à questão.



3.4 "Quem"

= verbo na 3ª pessoa do singular ou concordando com o antecedente.

Exemplo:

Fuieuquemescreveu.
antecedentepronomeverbo na 3ª p.s.



Fuieuquemescrevi.
antecedentepronomeverbo concordando com o antecedente



3.5 "Que"

= verbo concorda com o antecedente.

Exemplo:

Fui
Foste
Foi
eu
tu
ele
que
que
que
escrevi.
escreveste
escreveu
antecedentepronomeverbo concordando com o antecedente



3.6 Coletivo

= verbo no singular.

Exemplo:

A multidão invadiu o campo depois do jogo.



3.7 "Um dos que"

= verbo no plural (construção dominante) ou no singular.

Exemplo:

Ele foi um dos que mais trabalharam / trabalhou.



3.8 Artigo + Nome Próprio

a) Artigo singular = verbo singular.
b) Artigo plural = verbo plural.

Exemplos:

O Amazonaséum grande rio.
artigo singularverbo no singular


Os Andespercorrema América do Sul.
artigo pluralverbo no plural

Observação:

Se forem títulos de obras, pode ocorrer o singular ou plural.


Exemplo:

Os Sertões glorificou ou glorificaram a literatura brasileira.



3.9 "Alguns", "quantos", "muitos", "quais" + "de nós", "de vós"

= verbo concorda com "nós" e "vós" ou vai para a 3ª p. p.

Exemplos:

Alguns de nóslemoso livro.
verbo concordando com o pronome "nós"


Alguns de nósleramo livro.
verbo vai para a 3ª pessoa do plural.



3.10 "Algum", "qual" + "de nós", "de vós"

= verbo concorda com "algum" e "qual".

Exemplo:

Algum de nósleuo livro.
verbo concordando com "algum"



3.11 "A maioria de", "a maior parte de", "grande número de" + "nome no plural"

= verbo no singular ou no plural.

Exemplo:

A maior partedos presentesse retirou / se retiraram.
nome no pluralverbo no singular ou no plural



3.12 "Mais de", "menos de", "cerca de", "obra de" + numeral

= verbo concordando com o numeral.

Exemplos:

Mais de um aluno se retirou.
Mais de dois alunos se retiraram.


3.13 "Mais de" repetido ou indicando reciprocidade

= verbo no plural.

Exemplos:

Mais de um aluno, mais de um professor estavam presentes.
Mais de um aluno se abraçaram.




4. Com verbos


4.1 verbo + se


4.1.1 Verbo intransitivo + se (= índice de indeterminação do sujeito)

= verbo no singular.

Exemplo:

?Riu-se muito.
sujeito indeterminadoverbo intransitivo + se
(índice de indeterminação do sujeito)



4.1.2 Verbo transitivo indireto + se (índice de indeterminação do sujeito)

= verbo no singular.

Exemplo:

?Precisa-sede ferramentas.
sujeito indeterminadoverbo transitivo indireto + se
(índice de indeterminação do sujeito)
objeto indireto



4.1.3 Verbo transitivo direto +se (pronome apassivador)

= verbo concordando com o substantivo (=sujeito).

Observação:

A frase pode ser transformada na voz passiva analítica.

Exemplos:

Cometeram-se os mesmos erros.
(Os mesmos erros foram cometidos).




4.2 Verbos impessoais


4.2.1 Verbos que indicam fenômenos da natureza (= chover, nevar, ventar, amanhecer, etc.)

= verbo no singular.

Exemplo:

Choveu muito ontem.



4.2.2 Verbo haver (= existir)

= verbo no singular.

Exemplo:

Havia muitas cadeiras vazias na sala.


4.2.3 Verbos que fazem referência a tempo (haver, fazer, ir, estar, ser)

= verbo no singular.

Exemplos:

Há cinco meses que não aparece
Faz cinco meses que não aparece
É tarde.
Faz muito calor.
Fará invernos rigorosos.

Observação:

Nas locuções verbais, os verbos impessoais acima referidos transmitem sua impessoalidade ao verbo anterior, chamado de auxiliar.

Exemplos:

Vai fazer cinco anos que...
Pode haver outras alternativas.



4.3 Verbos "dar", "soar" e "bater" + horas

= verbo concorda com as horas (=sujeito).

Exemplos:

Deuuma hora.
verbo singularsujeito singular


Bateramduas horas.
verbo pluralsujeito plural

Observação:

Numa locução verbal, o verbo auxiliar concorda com as horas.

Exemplo:

Iam darduas horas.
locução verbalsujeito plural



4.4 Verbos "existir", "acontecer", "faltar", "sobrar", etc. (empregados normalmente com sujeito posposto)

= verbo concorda com o sujeito posposto.

Exemplo:

Existem
Faltam
Sobram
razões suficientes.
razões.
razões.
verbo concorda com o sujeitosujeito posposto


Observação:

Numa locução verbal, com verbos dessa natureza, o verbo auxiliar concorda com o sujeito posposto.

Exemplos:

Devem existir razões.
Podem faltar razões.
Devem sobrar razões.



4.5 Verbo "parecer" + outro verbo

a) = "parecer" concorda com o substantivo + outro verbo no infinitivo.

Exemplo:

As estrelas parecem brilhar no céu.


b) = "parecer" na 3ª pessoa do singular + verbo concordando com o substantivo.

Exemplo:

As estrelas parece brilharem no céu.



4.6 Com o verbo "ser"

4.6.1 Sujeito (= "quem", "tudo", "isso", "isto", "aquilo") + verbo ser + substantivo predicativo plural

= verbo no singular ou plural.


Exemplo:

Tudosãosonhosdormidos ou dormentes (Cecília Meireles)
pronomeverbo plural concordando
com o predicativo
predicativo plural


Tudoéflores no presente
pronomeverbo singular concordando
com o pronome
predicativo



4.6.2 Sujeito (= pessoa)

= verbo concorda com o sujeito.

Exemplo:

Titoeraas delíciasde Roma. (apud R. Lima)
sujeito (pessoa)verbo singularpredicativo



6.3 Sujeito ou predicativo (= pronome pessoal)

= verbo concorda com o pronome.

Exemplo:

Todo eu era olhos e coração. (Machado de Assis)



4.6.4 Sujeito e predicativo (= substantivos comuns)

= verbo concorda com o sujeito ou com o predicativo.

Exemplos:

O tema da aula de hoje foram as figuras femininas da Renascença. (Cyro dos Anjos)
O pessoal da rua Nove era uns privilegiados, como os negros das senzalas. (J. L. do Rego)


4.6.5 "É muito", "é pouco", "é mais de", "é menos de", etc + preço, peso, quantidade

= verbo no singular

Exemplos:

Duas horas é muito.
Dois é bom, três é demais.



4.6.6 Na indicação de datas

= existem três possibilidades de construção:

Hoje são 14 de abril.
Hoje é dia 14 de abril.
Hoje é 14 de abril. (em que o verbo concorda com a idéia implícita de dia)



4.6.7 Na indicação de horas

= verbo concorda com o predicativo (= horas).

Exemplos:

Que horas são?
É uma hora.
São duas horas.
São três horas.



4.6.8 A locução "é que"

= invariável.

Exemplos:

Eu (é que) estudo.
Tu (é que) estudas.
Ele (é que) estuda.



4.7 Com o verbo no infinitivo


A sintetização relativa ao emprego do infinitivo tem dado margem a muitas controvérsias. De acordo com Lima (1972, p. 380):

"Até hoje não foi possível aos gramáticos formular um conjunto de regras fizxas, pelas quais se regesse o emprego de uma e outra forma [flexionada e não-flexionada]. A cada passo infringem os escritores alguns preceitos tidos por definitivos; e isso porque, ao lado das razões de ordem gramatical, e interferindo nelas, alçam-se ao primeiro plano certas condições reclamadas pela clareza, ênfase e harmonia de expressão(Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1972)


É por essa razão que o autor fala de "alguns conselhos para o uso do infinitivo".

Seguindo a lição das Gramáticas, apresenta-se aqui um único caso obrigatório de emprego do infinitivo pessoal flexionado:

quando tem sujeito próprio, distinto do sujeito da oração principal.


Exemplo:

Vi o melhor que pude, sem me faltarem amigos. (Machado de Assis)

De acordo com a advertência de Rocha Lima, essa regra não se aplica ao caso em que o sujeito do infinitivo é um pronome pessoal átono, em uma oração introduzida por um dos cinco verbos: "ver", "ouvir", "deixar", "fazer" e "mandar".

Exemplos:

Viu-os chegar.
(Ele viu que eles chegaram.)
Deixei-os sair.
(Eu deixei que eles saíssem.)

Exercícios

Bateu oito horas no sino da igreja.
Certa
Errada

Era tudo travessuras de criança.
Certa
Errada

As meninas parecem estarem descontentes com o professor.
Certa
Errada

Eram oito horas quando ela entrou em casa.
Certa
Errada

Oito funcionários são o suficiente para começar a obra.
Certa
Errada

Na igreja, ao lado, bateram devagar dez horas.
Certa
Errada

O amanhecer e o anoitecer parece deixarem-me intacto.
Certa
Errada

Helena é os únicos momentos de alegria para ele.
Certa
Errada

Viva nós! Somos tetracampeões do mundo!
Certa
Errada

Já são meia-noite.
Certa
Errada